Toda semana, um produto criptonativo para você aprender e experimentar.
Corra para pegar seu NFT no fim da newsletter 🏃
🔍 Caçando Memecoins
Quando o humor do mercado melhora, começam a surgir tokens com pouca utilidade, mas um forte poder memético. Você já deve ter nos ouvido falar de HarryPotterObamaSonic10Inu ou $SPX6900.
O X (antigo Twitter) é o principal local usado por essas comunidades para proliferarem seu meme. Mas saiba que, se você conheceu um token de uma memecoin pelo X, pode já estar chegando tarde demais.
Então como encontrar tokens promissores antes de chegarem no mainstream? E qual ferramenta para analisá-los graficamente?
A Dexscreener é uma das principais plataformas usadas quanto o assunto é memecoins.
Esta é a pagina inicial da Dexscreener.
No centro/direita da imagem, você pode observar pares de tokens sendo negociados em corretoras descentralizadas. Cada linha informa:
Token: Qual DEX e rede ele é negociado;
Price: Preço do token naquele momento;
Txns: Número de transações realizadas com o token;
Volume: Volume negociado na cripto;
5M/1H/6H/24H: Variação do preço do token em períodos diferentes;
Liquidity: Liquidez na pool em que token é negociado;
FDV: Valor de mercado de uma cripto se todos os tokens estivesse em circulação.
Com estas informações, você consegue ter insights sobre uma memecoin, como:
Com o volume de negociação de uma cripto estiver alto, significa haver interesse dos traders por ela. Só é preciso entender se este volume é orgânico.
Uma moeda disparou 10K% em apenas 1 hora. Qual o motivo pra isso? É apenas um golpe ou há muita gente interessada naquele token?
Observando o número transações, você consegue entender se há muita gente comprando a moeda ou poucas carteiras pumpando seu valor.
Se você conseguir comprar uma moeda que valorizou 10K% e precisar vender, será necessário que ela tenha liquidez. Por isso, sempre observe a aba Liquidity. Quanto maior a liquidez, mais eficiente será seu trade.
Estas são somente algumas ideias que você pode ter com os dados do Dexscreener.
Agora, vamos ver como é a interface para analisar um token.
Escolhemos a $GROK, uma memecoin que bombou neste fim de semana.
Nesta página, você terá informações mais específicas do token.
Dados como número de compradores/vendedores e o volume negociado em cada lado do trade te ajudam a entender como o mercado está se comportando em relação aquela moeda.
Para esmiuçar um pouco mais, você pode analisar todas as transações do token feitos nesta pool em tempo real. Além disso, também dá pra encontrar quais foram os melhores traders da moeda, os holders e quem fornece a liquidez para a moeda na pool.
Caso a moeda ou a liquidez do token esteja concentrado em poucas carteiras, é uma red flag para você ficar atento.
Além disso, se apenas existirem compras e poucas ou nenhuma venda, o projeto pode ser um honeypot: uma moeda que você consegue apenas comprar, mas não vender.
Acima destas informações, você tem a parte para analisar graficamente a moeda, com uma interface semelhante ao Trading View.
Munido destas informações, vamos onde você pode encontrar novas memecoins.
Acima, está uma lista de tokens que surgiram nas últimas 24 horas. Eles são extremamente novos e, como pode perceber, todos eles são memecoins. É bem provável que irão a 0 num futuro próximo.
Contudo, você pode capitalizar sobre narrativas.
$GROK foi uma das memecoins de destaque no fim de semana. Logo, derivativos começaram a surgir: $GROK2.0, $GROOOK, $GROKAI, entre outros.
A valorização dos derivativos dependia exclusivamente do $GROK. Todos tinham menos liquidez, volume, bem como criadores e riscos diferentes.
Com a aba New Pairs, você pode acompanhar em tempo real o surgimento de novos tokens. Quanto mais cedo você entrar, mais lucrativo pode ser o trade, mas maior o risco de você tomar um golpe.
Entenda memecoins como uma aposta. Elas não têm utilidade, fundamentos e algumas são criadas para aplicar golpes. Seu único racional é o meme, e ele pode durar pouco tempo.
A $GROK é um exemplo. Após subir 9.7K% desde seu lançamento, caiu 80% desde ontem.
A maioria dos compradores a descobriu este fim de semana, aproveitando apenas o fim de sua valorização. ZachXBT, um investigador on-chain, descobriu que os criadores da $GROK já aplicaram golpes em outros projetos, derrubando o preço da moeda.
Para evitar cair em scams, use o Token Sniffer. Você pode colar o endereço do contrato de uma moeda e verificar se o token é um golpe ou não. Em redes recém-lançadas, ele pode não suportar a blockchain naquele momento.
A Dextools, uma concorrente do Dexscreener, tem funcionalidades de segurança integradas na plataforma, com informações sobre confiabilidade do projeto, se é um honeypot, entre outras. Vale a pena analisar os tokens através dela também.
Com todas as informações que você aprendeu hoje, já dá para iniciar sua jornada no universo das memecoins.
Boa caçada 🤝
🎁 NFT Do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código LASVEGASONCHAIN.