Toda semana, um produto criptonativo para você aprender e experimentar.
Corra para pegar seu NFT no fim da newsletter 🏃
📊 Explorando o Defi Llama: parte 1
Existem dezenas de plataformas com informações sobre cripto, cada uma delas focadas em determinados nichos.
Este é o caso do Defi Llama.
Criada pelo 0xngmi, a plataforma é tida como uma das principais referências quando o assunto são dados sobre DeFi - Finanças Descentralizadas.
Nos últimos meses, tem trazido dados sobre outros mercados - NFTs, DAOs, etc -, mas seu forte são realmente protocolos DeFi e blockchains.
O Defi Llama traz dados como Valor Total Custodiado (TVL) por protocolos, usuários diários ativos e receita feita por projetos. Estas informações são essenciais na tomada de decisão do investidor e/ou para quem construir algo e busca informações sobre setores de DeFi.
Trouxemos 3 informações úteis para você usar no seu dia a dia com o Defi Llama.
💰 Juros
Na aba lateral do Defi Llama você tem vários dados disponíveis para visualizar.
Em Yields, você acessa informações sobre protocolos que pagam recompensas/juros aos que depositam seu capital neles.
Existem centenas de lugares onde você pode depositar seu dinheiro, mas você precisa saber fazer as perguntas, como:
Qual paga melhor?
Em que token é esta recompensa? Ele tem liquidez?
Qual os juros médio pago para quem deposita dinheiro lá?
Dá pra responder estas dúvidas acessando a aba Yields no DeFi Llama. Na imagem acima, você consegue visualizar as 6 maiores pools de liquidez, em todas as blockchains.
Apesar de serem as mais líquidas, não são as mais rentáveis. Você pode descobrir qual as que pagam maiores recompensas clicando sobre o APY 👇
Perceba que o top 5 em rentabilidade tem recompensas acima de 100.000% a.a., mas pouca liquidez (TVL) e, por vezes, paga em tokens nativos dos protocolos (Reward APY) - o que aumenta ainda mais os riscos.
O ideal é usar os dados do Defi Llama e fazer uma análise própria sobre riscos de cada projeto. Analisar auditorias, racional dos tokens dentro da pool, em qual moeda são pagas as recompensas/juros, liquidez da pool, entre outros fatores, são fundamentais para auxiliar neste gerenciamento de risco.
A aba Yields ainda conta com um local focado em recompensas para stablecoins, dados on-chain mais densos e até uma lista de protocolos compatíveis com os preceitos islâmicos.
🔁 Agregador de Empréstimos
Empréstimos em DeFi é uma atividade comum para quem quer alavancar-se num ativo ou simplesmente comprar outras criptos sem desfazer das suas posições.
Porém, existem centenas de protocolos espalhados em dezenas de blockchains que oferecem este serviço. O Defi Llama agregou tudo numa única página.
Para acessar, basta clicar em Borrow Agregator.
Na aba Basic, você escolhe qual cripto quer emprestar (Borrow) e o que colocará como garantia (Collateral).
Serão disponibilizadas duas opções para você: segura (Safe) e arriscada (Degen).
Os protocolos com mais tempo de mercado, auditorias e liquidez são os considerados seguros e recomendados, caso seu perfil seja mais conservador.
Para você verificar o custo do empréstimo, você analisará o Net APY. Esta porcentagem representa as recompensas pagas pelos protocolos subtraindo quanto eles cobram para emprestar criptos.
Supondo que um projeto pague 10% a.a. num token X para você depositá-lo como garantia, mas te cobre 6% a.a. para emprestar um token Y, o Net APY será de 4% a.a.
No exemplo acima, 7,37% a.a. é o Net APY para emprestar WBTC com USDC na Aave v3.

Caso você queira informações mais avançadas sobre empréstimos, você pode ir até a aba Advanced.
Ela exibe informações sobre um número maior de projetos, incluindo também o LTV - qual a % de capital que você pode emprestar em relação ao depositado no protocolo.
💸 Taxas/Receita
Para projetos se tornarem sustentáveis, precisam conseguir obter uma receita recorrente dos serviços prestados aos seus usuários. A forma mais comum de conseguí-la é através da cobrança de taxas.
O Defi Llama tem uma aba específica para avaliar quanto os projetos faturam cobrando taxas de quem os utiliza - e o que realmente vira receita no final do dia.
Para acessá-la, vá até Fees/Revenue.
Acima, estão informações contidas na aba Advanced.
Perceba que as taxas (Fees) dificilmente são iguais à receita do projeto (Revenue). Isto acontece, porque apenas uma porcentagem das taxas coletadas vai para os cofres dos protocolos.
Alguns projetos, apesar de serem os maiores em seus segmentos - como Bitcoin e Uniswap - não tem um mecanismo para captar receita sobre o serviço que oferecem. Portanto, a receita deles é U$0, mesmo gerando milhões de dólares diariamente em taxas.
Contudo, há aqueles que não pegam para si uma % das taxas geradas com o uso de seu produto, mas queimam este valor para aumentar a escassez da moeda emitida por eles. Exemplos disso são a Ethereum e a Tron.
Existem também protocolos que realmente captam uma porcentagem do dinheiro investido em seus produtos e o usam para pagar contribuidores, distribuir maiores incentivos, desenvolver o projeto em si ou até distribuir entre seus holders. É o caso da Lido, Aave, GMX, entre outros.
Cada projeto tem uma forma específica de usar as taxas geradas pelo uso do seu produto. Passando o mouse sobre a interrogação ao lado dos valores, o Defi Llama explica qual a métrica utilizada para chegar naquele valor.
Estas foram algumas das métricas disponibilizadas pelo Defi Llama na sua plataforma.
Logo traremos mais artigos explicando pra você como utilizar outras informações disponibilizadas no site.
🎁 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código DEFILLAMAPT1.