Toda semana, um produto criptonativo para você aprender e experimentar.
Corra para pegar seu NFT no fim da newsletter 🏃
🔮 O Futuro das Redes Sociais
Chegou a hora de conhecer o projeto do momento: Farcaster.
Ele é um protocolo para criação de aplicações sociais. Sua função é fornecer a infraestrutura para usuários se cadastrarem, postarem seus conteúdos e tornar tudo isso interoperável entre os aplicativos construídos sobre ele.
Graças a interoperabilidade, um usuário do Farcaster consegue carregar sua história nas redes sociais onde quer que vá. É como se toda sua história no Instagram, também estive conectada ao Facebook e Twitter. Caso um deles suma do mapa, você ainda terá seus dados e tudo aquilo produzido por você.
As aplicações dentro do Farcaster são conhecidas como clients e o principal deles é o Warpcast - o primeiro a ser lançado. Sua interface é idêntica ao Twitter, mas possui algumas funções mais nativas do mercado cripto. Vamos começar com ele.
Para criar conta no Warpcast, é preciso fazer o download no seu dispositivo móvel. Ele está disponível nas lojas de aplicativos da Android e Apple. Será necessário criar uma conta no Warpcast, verificando e-mail e telefone para utilizar o aplicativo.
Assim que for criada, será atrelada uma carteira ao seu perfil no Warpcast. Como qualquer outra carteira, ela possui seed phrase, usada para recuperar sua conta. Você deve guardar as palavras-chave geradas pelo app.
Uma solução do Warpcast para melhorar a experiência do usuário, é a integração da Passkey no aplicativo. Esta funcionalidade permite que você salve suas palavras-chave no dispositivo. A informação é gravada encriptada e acessada somente com suas digitais/reconhecimento facial.
Criada sua conta e salvas suas palavras-chave, você deve escolher quais são seus interesses no aplicativo e um feed com postagens de usuários no Warpcast surgirá para você.
Dica: Assim que você tiver criado sua conta do celular, você pode acessá-la pelo PC, logando pelo site do Warpcast.
Agora que você já tem uma conta no Warpcast, você pode procurar perfis de pessoas que você já segue no Twitter - muitas delas usam o mesmo nome - ou simplesmente procurar em Trending, analisando as publicações em alta hoje.
Para publicar conteúdo no Warpcast, basta clicar em Cast, o equivalente a um “tweet” no Twitter. A interface para postagem é semelhante à rede social do Elon Musk.
Munido/a de uma conta no Warpcast e sua carteira atrelada a ela, você já tem as ferramentas necessárias para usar o que atraiu dezenas de milhares de novos usuários para o aplicativo: os Frames.
🔧 Frames: Aplicativos Dentro De Aplicativos
Os Frames estão para o Warpcast, assim como o Warpcast está para o Farcaster. Ficou confuso?
Pense que os Frames são aplicativos criados por usuários dentro do Warpcast, possibilitada por uma atualização recente no Farcaster.
Eles foram criados como uma forma de dar mais autonomia para os usuários criarem sobre o protocolo e proporcionarem experiências impossíveis em redes sociais web2, como o Twitter.
Que tipo de aplicações pode ser construídas, você deve estar se perguntando 🤔
Você pode comprar biscoitos, talvez. Um grupo de escoteiras criou um Frame o processo de compra é feito inteiramente dentro do Warpcast - desde a escolha do sabor, até o pagamento, feito com cripto.
Para quem gosta de degenerar, o Warpcast também virou um prato cheio. Usuários começaram a criar coleções de NFTs, memecoins, airdrops, tudo utilizando o Frame.
O processo de mintar, comprar ou resgatar tokens é realizado diretamente no Warpcast e com sua carteira conectada ao aplicativo - sem pagar nenhuma taxa por isso.
A facilidade em degenerar, criou uma profusão de tokens novos nativos do Warpcast. Já existem allow list para coleções de NFTs fechadas para holders de certos tokens lançados no aplicativo.
Os desenvolvedores se animaram tanto com a novidade que até jogos estão sendo criados com Frames. O deployer implementou o Nethria, um jogo baseado em texto, jogável diretamente no Warpcast. Basta clicar em Start e começar a se divertir com o game. Os 10 primeiros que zerassem o Nethria ganharam um NFT comemorativo.
Bem, você percebeu que o Frame elevou nào somente o Farcaster e Warpcast para outro nível, mas trouxe uma nova maneira de usar uma rede social.
Há críticas sobre o influxo de usuários repentino no protocolo ser causado por degenerados em busca de NFTs e memecoins vendidas em Frames e com potencial de valorização. Outros, dizem que podem aumentar o número de golpes, pela possibilidade de colocar um código malicioso num Frame.
Ainda assim, é um produto bom com poucas semanas de vida. Toda interação deve ser feita com cautela, mas é válida para aqueles que desejam estar na fronteira da criptosfera.
Criar um Frame demanda um conhecimento técnico mediano de código, mas já existem tutoriais na internet ensinando como fazer. Aqui você encontra um guia da Base - blockchain da Coinbase - sobre como criar um NFT com Frame e este vídeo mostra o passo a passo para desenvolver um Frame.
Bom divertimento!
🎁 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código FRAME.