Conheça as melhores histórias do mercado cripto, com a news da Paradigma.
Não esqueça de pegar seu NFT no fim do artigo 🎁
🎨 Um Artista Anônimo Que Faturou U$60M
No mundo dos artistas, principalmente pintores/artistas plásticos, muitas vezes não vivem para desfrutar do sucesso de seus trabalhos. Há aqueles que morrem, sem sequer saber da notoriedade de suas obras - como Van Gogh.
Em 2020/2021, tivemos uma época em que artistas conseguiram capitalizar sobre seu talento, com NFTs. Artes vendidas por milhões de dólares e uma visibilidade difícil de alcançar no mercado de arte tradicional.
Um dos artistas que teve êxito nesta época foi XCOPY. Anônimo e adepto da glitch art, uma estética que explora falhas técnicas em sistemas digitais ou analógicos, conquistou o mundo com suas obras.
De 2018 a 2022, vendeu U$60M em NFTs. Sua obra mais cara foi a All Time High in the City, vendida por U$6.2M em janeiro/2022.
Só que XCOPY não é conhecido somente pelo quanto ganhou com NFTs, mas principalmente pela consistência em produzir até atingir o estrelato.
Desde 2010, o artista produzia gifs como hobby. Criava as mais exóticas artes, sempre utilizando glitch art, e postava no seu perfil no Tumblr. Toda semana, religiosamente.
De agosto de 2010 a abril 2020, deixou de publicar no Tumblr apenas durante um único mês.
Quando começou a fazer sucesso, começou a produzir peças físicas de seus gifs, para conseguir monetizar sobre suas artes. Afinal de contas, NFTs não eram uma narrativa em voga há 10 anos.
Sobraram poucas das obras físicas, desta época de XCOPY. Aquelas que o artista guardava consigo, destruiu todas: tornando ainda mais escassa/valiosas as que sobraram com os que apoiaram no começo.
Em 2017, um projeto chamou sua atenção: as Curio Cards. Uma coleção de cartas NFTs criadas numa época em que tokens não fungíveis começavam a chamar a atenção do mercado.
Os criadores disponibilizaram um formulário para artistas submeterem suas artes e concorrerem a terem suas obras gravadas nas cartas NFTs.
XCOPY começava a ver o valor da arte como um colecionável on-chain e mandou seu trabalho para a Curio Cards. Contudo, perdeu o prazo - e sua criação não foi aceita pelo time deles.
A coleção completa com 30 cartas foi leiloada em out/2021 por U$1.2M pela Christie’s.
Mas XCOPY não se deu por vencido. Percebeu que, em cripto, poderia encontrar uma forma de viver da sua arte. Descobriu então um dos primeiros marketplaces de arte NFT que pegou tração, o Ascribe.
Começou a “gravar” suas obras on-chain e levar seus fãs do Tumblr, apaixonados por seus gifs, para colecionar seus NFTs. Mostrava para sua audiência tradicional o “novo mundo” para qual estava migrando, onde poderiam apoiá-lo comprando suas obras.
No entanto, o artista teve dificuldade de vender seus NFTs. Em 2018, resolveu adotar a estratégia de criar edições, ofertando a primeira por 1 euro e aumentando gradualmente o preço a medida que novas pessoas comprassem seus NFTs.
Para recompensar seus apoiadores, criou a Loading New Conflict…, derivou 7 artes dela e fez um airdrop para os primeiros colecionadores das suas obras no Ascribe. Hoje, elas podem ser vendidas por 70 ETH - e já valeram muito mais em 2021.
Com o tempo, XCOPY começou a ganhar relevância no meio da arte NFT. Eram poucos artistas produzindo entre 2018 e 2020, quando aconteceu o bear market deste ciclo.
Quando a cena de tokens não fungíveis ganhou proeminência, XCOPY já era conhecido por ser um artista anônimo, constante, com um estilo singular e uma base de fãs/colecionadores na web2 e web3.

Um dos seus primeiros trabalhos que chamou a atenção do mercado da arte NFT foi o First Supper. A obra foi uma colaboração com vários artistas e leiloada por U$333K em fevereiro de 2020.
As altas cifras atraíram a atenção de novos colecionadores/compradores para as artes daqueles que as produziram, incluindo XCOPY.
Pessoas famosas em cripto - como Punk4156 - e no mercado tradicional - Gary Vee - passaram a elogiar a carreira e trabalhos do artista, tornando-o mais conhecido e valorizando suas artes ainda mais.
Depois disso, o resto é história.
XCOPY se estabeleceu como um dos top 10 artistas NFT e ganhou relevância no mercado tradicional, leiloando obras na Sotheby's e Christie's por milhões de dólares.
Hoje, o setor de arte NFT está longe de ser o mais quente/atrativo, mas pessoas como XCOPY seguem produzindo - agora com capital financeiro e social para se manter por longos anos criando seus gifs exóticos.
Se quiser saber mais sobre o artista anônimo, leia também esta entrevista com ele, na Right Click Save As.
🎁 Ganhe Prêmios na Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Para contabilizar suas indicações da Bom Digma, pegue seu link aqui e compartilhe!
🎁 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código XCOPYANON.